Open top menu
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012


SOPA, SOPA, SOPA. Nunca imaginei que uma alimentação tão leve fosse causar algum tipo de indigestão. Não meus caros, dessa vez a SOPA em questão é outra.
Essa SOPA que tanto pipoca em nossa tela na última semana ou, melhor dizendo Stop Online Piracy Act,  é um projeto que juntamente com a PIPA Protect IP Act circulam no Congresso dos Estados Unidos, cujo intuito questionável seria combater a pirataria. Em suma, caso aprovado o SOPA vai agir como uma luva de pelíca no conteúdo gerado no mundo todo. Assim sendo, todos os portais, sites, blogs que utilizarem conteúdos de outros locais que pela Lei violarem a ‘propriedade intelectual (oi?)’ dos estadunidenses teriam que ser tiradas do ar.
A possibilidade de vigência dessa Lei movimentou os usuários da internet e muitos prestadores de serviços. Hoje, 18 de Janeiro, é um dia marcado pelo movimento “STOP SOPA” onde inclusive sites como Wikipédia e Wordpress mantêm-se fora do ar por 24 horas em protesto.
A aprovação desse projeto acarretaria em muitas outras desordens funcionais e não é só isso, nós acabaríamos sofrendo dos velhos males que o tempo não tratou de combater: a censura.
Esse não é um texto técnico. Apenas estamos contribuindo com uma ação em qual acreditamos. Não se pode esperar a sopa descendo garganta abaixo se ela não está fazendo nenhum bem pela nossa vida.


@gi_cabral é aspirante a ativista e só gosta de sopa feita pela avó!

0 comentários

Seguidores