Open top menu
terça-feira, 14 de agosto de 2012


"Vamos ficar, vamos fazer? Vocês e eu, eus e você. 
 Vamos gozar, vamos viver? Vocês e eu, eus e você."
(Poligamia - Kid Abelha)




O Klout diz que, para ser popular, tenho que ficar compartilhando coisas o tempo inteiro no Facebook. É por essa e outras redes que ele mede meu nível de influência,  afim de determinar se o que eu produzo realmente faz alguma diferença na rede.
Tenho que ter o maior número de likes, de replays, de favoritadas, de corações sobre minhas fotos filtradas, de badges. E o que mais? Diga-me Klout, o que tenho que fazer para ser um user de destaque, um potencial criador de memes e distribuidor de conhecimento. Qual é a boa do meu percentual?
Segundo o dicionário (qualquer um desses escolares mesmo) influência é relacionado à ascendência, preponderância, ação de uma pessoa sobre a outra. Mas que divino, não? Posso medir minha ascendência, meu crescimento, através dos replays que você me dá. E posso ir acompanhando esse crescimento e postando vez ou outra minhas conquistas, de acordo com sua indicação (+K), como se fosse mais uma referência no meu currículo do LinkedIn. Sou influente em Blog, em Jornalismo, em Música, em Social Media, mas quem foi que determinou isso? Meia dúzia de pessoas, das quais também contribuo com o registro da relevância sobre as coisas que fazem.
E os aplicativos, principalmente os do Facebook, que praticamente imploram para “convidar seus amigos para o Klout” são uma das funções mais “bloqueáveis” existentes. Sim, adoro inventar verbos e palavras Como quem dissesse “me deixe influente, mostre o quanto eu sou considerável, numa escala de 0 a 100. Mostre pra todo mundo que pode me deixar mais feliz, me presenteando com uma estatística favorável.
É, ser ou não ser alguém no Klout, é o mesmo de ser ou não ser alguém numa lista telefônica. Pelo menos na lista a busca te leva pra algum lugar, e essa busca por influência, te leva pra onde?

@gi_cabral é aspirante a Rosana, tem Klout que oscila entre 58 e 60 e esta pontuação nunca lhe fez diferença na vida on ou offline.

0 comentários

Seguidores