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quarta-feira, 23 de maio de 2012


Todo e qualquer vício começa com uma boa apresentação. Esse é o grande passo para que você se torne assíduo frequentador de estabelecimentos e amante fiel de marcas em geral. Quando o assunto é internet, as opções se quadruplicam e o emaranhado de manias tornam-se apenas ingredientes do cotidiano. Vamos ver o que podemos fazer com um tempero em especial.

   
                         
A minha crença no Foursquare nunca foi pequena. Entenda bem, é uma rede relativamente nova e meu conhecimento sobre ela ainda é pífio. Avaliando as possibilidades que ele oferece, assim como as demais redes disponíveis e gratuitas, posso embasar meus argumentos na teoria de que: o 4square pode ser a rede mais útil do momento.
Vejamos. Através das minhas pupilas e da minha curiosidade sem tamanho, esse aplicativo é a ponte que faltava entre o mundo real e digital (como se as digitalizações não fossem proporcionalmente fundamentadas na realidade). Para ser mais direta, quero dizer que ele foi desenvolvido justamente para quebrar a barreira da conexão apenas através de dispositivos. Ele auxilia no encontro real além do virtual. Basicamente.
A integração desse mecanismo, através do Twitter, Facebook e do localizador GPS, permitem disseminar a sua localização para todos os seus amigos. Se por um lado essa integração com as redes que já usamos facilita a divulgação, creio que esse comportamento é a prova do total descrédito das pessoas pelas funcionalidades do Foursquare. Explico.
Você, maluco da “Social media” que precisa de informações rápidas e pior, já se acostumou com essa agilidade, vai acabar vendo a mesma informação em 3 lugares diferentes.
“Estou em whatever” Replay. Estou em whatever – Like. Estou em whatever – Ganho um badge” Parabéns, prefeito, agora você já tem uma coroa para...nada! Mas isso é perfumaria.
Quando digo que o Foursquare é um lugar que tem potencial, avalio também suas condições de marketing como se eu entendesse. Aproximar o consumidor em potencial de um produto através do 4Square, já é um mecanismo que vem sido testado por empresas mais ousadas. Quem não gostaria de uma divulgação gratuita? Você está lá postando fotos dos locais que frequenta e isso pode render mais clientes satisfeitos, e um bons descontos também, porque não?
 E além de poder seguir e ser seguido na rede, você tem condições de criar novos locais, dividi-los em categorias, deixar dicas e aproveitar dicas de quem foi em lugares que você visita pela primeira vez. 

                                          Você está marcando território errado!

Não é pela coroa ou pelos pontos que conquista e sim pela facilidade de traquejo que você ganha ao integrar-se a esse universo. Quando você faz check-in, não é só para vangloriar-se de frequentar bons lugares com bons drink. Se você pensa que esse negócio de check-in é só pra ficar fazendo inveja nos outros e que é uma inutilidade, deve ser o mesmo cidadão que resmungou aos quatro ventos que o Twitter era mais um site em que você revela o quanto é desocupado postando sua ida ao banheiro. Ledo engano. 
Muitos ainda enxergam mais como status do que como informação. Assim como sua rede de amigos é diferente na faculdade, trabalho, academia, curso de mandarim do sábado a tarde, reuniões do Santo Daime nas redes sociais também é assim. Não existe possibilidade de reunir todos os seus chegados do Twitter, do Facebook, do Orkut, do MySpace em uma única saída. Mas e se um deles estiver no mesmo local, rola de cumprimentar, de apresentar a galera, de conversar despretensiosamente. Ou ainda, se você combina de encontrar alguém em determinado local e ela não conhece o caminho, é muito mais fácil encontrar através do localizador. Um clique ou um toque na tela e você já tem o mapa te levando pra onde você realmente quer estar. Isso é um braço da evolução da virtualização. Vai me dizer que você ainda pensa o contrário?

@gi_cabral é aspirante a blogueira, adepta de aplicativos úteis e é prefeita da Esquina do Inferno do Faroeste Paulista! #VemGente

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