Open top menu
terça-feira, 20 de março de 2012

Por volta das 22h de ontem eu comecei a escrever este post. Depois de cinco minutos achei melhor largar o teclado, a caneta, o lápis e tudo que pudesse registrar meus pensamentos. Digo isso porque eu estava muito brava estava puta mesmo. Tem algumas coisas que acontecem pelo caminho que desvirtuam totalmente minha não tão digna conduta. Eu poderia até explicar mas seria um tanto quanto tendenciosa. Ou será que não? Vou tentar...
Uma das coisas mais engraçadas que ouço dos "valetes do caminho" é que os alunos devem ficar atentos às disciplinas aplicadas em sala de aula para quando "chegarem ao mercado de trabalho".
Quando chegar? WHAT
Não entendo porque algumas pessoas acham que só depois da formatura vamos encarar o tão temido mercado de trabalho. Eles devem imaginar que ficamos morgando por quatro anos em casa esperando Roberto Marinho ressuscitar para nos oferecer uma vaga ou Eike Batista nos enviar uma mention oferecendo aquele cargo inacreditável. 
Definitivamente não!
O mais provável é que se você não sair da faculdade com um emprego, talvez não o consiga com tanta facilidade depois. Digo isso porque não há mais aquela mão que te conduz lá fora. Não obstante em não pegar sua mão pra te ensinar, a realidade vai te exigir um traquejo que  você nunca terá, principalmente na área de comunicação. Nossa área nunca foi um grande arco-íris, porque começaria a ser quando juntarmos das taças para brindar a formatura?
E sabe porque essa minha indignação? É que, pra mim, soa como se as pessoas desacreditassem do potencial do aluno. Você está ali, lendo, fichando, fazendo  trabalhos em grupo ou aqueles seminários desvalidos, sonhando um dia integrar a tão seleta folha de pagamento de uma renomada empresa. E quando chega lá, repara que tudo é diferente e que aquela teoria toda só serviu pra atordoar seu cérebro enquanto enfrentava a fila da biblioteca em busca de outras tantas publicações técnicas.
Os livros são importantes? SIM. A regrada disciplina das aulas tem valor? CLARO. E a vivência? Ah, deixa pra depois que nossa hora ainda vai chegar? DEPOIS? Tem gente que está no mercado há mais tempo que alguns professores que lecionam no âmbito acadêmico. E tem também aquele outro montante de egressos que estão ocupando cadeiras de outras áreas. Quem é que vai dizer se isso está certo ou errado? 
Você integra uma sociedade onde milhares de pessoas se formam no mesmo curso que você e onde a mesma quantidade é demitida sem nenhuma causa justa. Você é ativo e participa de uma comunidade virtual onde existem 115 milhões de blogs produzindo conteúdo freneticamente. Quais as chances de você se destacar? Quais as chances dessa postagem ser lida? Eu ainda posso ser contratada em meio a esse montante de pessoas que OMG já estão graduadas por ai? Temos que fazer por onde merecer uma vaga e ir praticando durante o curso vai ajudar nesse "mar de gente". Quem sabe nadar atravessa o rio, mesmo que seja o Tietê. Ou será que não? Discorde de mim!
A comunicação é uma veia fatal (lá vem essa menina falando de novo desse assunto). Na próxima postagem vou tentar fugir do clichê profissional. Não consigo conceber a ideia de que eu tenha que esperar por alguma coisa, seja ela na minha carreira ou não. Nenhum  esforço pode ser desmerecido quando a pessoa não espera e faz por onde chegar. Curtir a viagem é bem melhor do que curtir o destino antecipadamente. Pra muitas dezenas de milhares de pessoas, só a viagem é garantida. 

@gi_cabral nada contra a corrente só pra exercitar, é aspirante a delinquente mas quer ser a editora-chefe da cadeia.

0 comentários

Seguidores