Open top menu
sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Hey você ai que está em horário comercial. Trabalha num escritório, redação de jornal, Ilha de edição de TV, agência de publicidade? Então, vá até sua gaveta e pegue sua carteira de trabalho espero que você ao menos tenha uma e verifique se há alguma assinatura nela. Não? Então você é um estagiário, meu amigo.
Não se descabele agora. Se você foi contratado por uma determinada empresa, presta serviços, é remunerado (veja bem, não disse BEM remunerado), mas recebe lá seu salário que certamente é pra manter a mensalidade da faculdade, você faz parte de um time de milhares de estudantes em situação de estágio no Brasil.

                                  Como vivem? O que fazem? Como gostam do café?

Ser estagiário é ganhar menos do que a média tradicional e trabalhar mais do que essa mesma média. Você vai ser um liquidificador, onde vão depositar tudo e ainda vão se encarregar de apertar o botão. E você tem que aproveitar toda essa mistura pra fazer com que seja algo novo, diferente, capaz de despertar o interesse dos colegas de trabalho, dos chefes e do cliente que sua empresa atende.
Não é fácil ser estagiário porque este precisa ter fibra, precisa ser sagaz e não pode desanimar com as torrentes de marés ruins que abatem o dia a dia de um trabalhador. E acima de tudo, não pode ter a falsa idéia de que essa rotina dura pra sempre.


                                               Quem é você na fila do estágio?

Não desanime. Mesmo que o pessoal te chame de ESCRAGIÁRIO, guarda mirim  e diga que aquela arte no photoshop que deixou o olho da modelo amarelo foi sua. Mesmo que te obriguem a ir no supermercado porque o açúcar acabou e o café precisa de uma nova rodada. Nem que você tenha que atender o telefone ao mesmo tempo em que tira xerox de 200 folhas, que posteriormente não serão utilizadas, por que no texto tem uma vírgula fora do lugar e infelizmente foi você quem digitou. Mesmo que a palavra que você mais ouça na vida seja: REFAÇA!
Queridos estagiários do meu Brasil, encarem essa maratona porque um dia vocês vão olhar pra trás e parafrasear o grande filosofo sambista Dicró: “Se eu já fui pobre estagiário eu nem me lembro”.
Comemore o estágio alcançado, mas não se esqueça: um plantão pode acontecer quando menos se espera, se liga!

@gi_cabral é aspirante a jornalista bem sucedida (oi?) e é ex-estagiária há 523 dias.

0 comentários

Seguidores